...

Morte no Emprego Doméstico: o que fazer?

Infelizmente a morte no emprego doméstico pode ser uma realidade na relação de trabalho. Neste caso, é necessário algum conhecimento prévio sobre os direitos e deveres de cada um nessa situação. Por isso, continue lendo e compreenda quais providências devem ser tomadas diante do falecimento.

O que fazer em caso de morte do empregado doméstico?

Quando o empregado doméstico vem a falecer, o contrato de trabalho é rescindido imediatamente. Entretanto, fica a cargo do empregador arcar com os custos e cálculos das verbas rescisórias. Neste caso, o cálculo deve ser feito como um pedido de demissão, sem aviso prévio. Assim, os valores que o empregado deve receber serão fracionados igualmente a todos os dependentes registrados na Previdência Social.

O valor recebido pelos dependentes do empregado doméstico serão referentes aos seguintes encargos, isto é:

  • Saldo de salário.
  • Férias vencidas e proporcionais, mais o terço constitucional de férias.
  • 13º Salário proporcional.

Para que os dependentes do empregado doméstico recebam as verbas rescisórias, os familiares devem fornecer os seguintes documentos:

  • Certidão de dependentes habilitados à pensão por morte.
  • Certidão de inexistência de dependentes habilitados à pensão por morte.
  • Alvará Judicial.

Uma vez que a entrada foi dada, as certidões acima devem ser solicitadas nas agências do INSS.

Morte do empregador doméstico: quais os direitos do empregado?

O empregado doméstico tem direito de receber todas as verbas rescisórias de uma demissão sem justa causa. Acompanhe a lista abaixo das verbas rescisórias do empregado doméstico:

  • Saldo de salário (é o pagamento pelos dias já trabalhados no mês da demissão).
  • Férias vencidas e proporcionais, mais o terço constitucional de férias.
  • 13º Salário proporcional (aos meses trabalhados no ano da demissão).
  • Aviso prévio (corresponde a um mês de salário — se indenizado, a empregada recebe sem ter trabalhado, caso contrário, a empregada deverá trabalhar mais 30 dias a partir da data do aviso da demissão).
  • O empregado doméstico pode sacar o FGTS e a indenização de 3,2% depositados. Além disso, tem direito ao seguro-desemprego, caso atendidos os requisitos.

Na situação em que o doméstico opte em não trabalhar para algum herdeiro, ele tem o direito de recebimento do aviso prévio e a multa sobre o FGTS. Caso a situação seja inversa e os herdeiros optarem por não continuar o vínculo empregatício, o empregado tem direito ao aviso prévio e FGTS.

Continuidade no trabalho pós morte do empregador doméstico

A continuidade no trabalho pós morte no emprego doméstico pode ser uma opção. Para isso, o empregado doméstico opta por permanecer em sua função para um herdeiro. Neste caso, a mudança a ser apresentada será de titularidade, com o registro do novo empregador.

Inicialmente a alteração de titularidade deverá constar na sessão “anotações gerais”, informando o novo titular da obrigação e o motivo que o levou a assumir o contrato.

Após este procedimento, o novo empregador deve providenciar o seu cadastramento, tal como o do empregado no Portal eSocial. No entanto, os dados do vínculo original (data de admissão) devem ser mantidos para os próximos recolhimentos.

Fonte: eSocial

O que fazer caso o empregador não possua herdeiros?

Caso o empregador não possua nenhum herdeiro, o pagamento ao doméstico fica a cargo do espólio (conjunto de bens). Assim, com a partilha dos bens o empregado doméstico receberá os valores a que tem direito. O IR sem Erro preparou um conteúdo explicando como é feita a declaração do Imposto de Renda em caso de espólio. Vale a pena conferir.

Por fim, não se esqueça de manter-se atualizado sobre as informações e atualizações deste tema. Para isso, você pode conectar-se com o Hora do Lar nas redes sociais!

Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.