...

eSocial Doméstico: guia completo e atualizado!

O eSocial Doméstico é um sistema do Governo Federal que reúne as informações e recolhimentos trabalhistas, fiscais e previdenciários das domésticas. Por meiol da plataforma, o empregador garante a legalidade e transparência da relação e dos processos trabalhistas.

O eSocial Doméstico é parte fundamental da rotina dos empregadores domésticos. Funcionando desde 2015, é uma ferramenta do Governo Federal pelo qual o contratante registra a admissão da profissional, calcula a folha de pagamento mensal, emite a Guia DAE com os tributos fiscais e previdenciários, etc.

Em dezembro de 2022, a plataforma recebeu novas atualizações com o propósito de se integrar ainda mais com os demais sistemas do Governo. Por isso, a principal mudança foi o login com os dados gov.br, liberado para contas nível prata e ouro.

Mesmo sendo tão importante aos empregadores, é comum que muitos tenham dúvidas e dificuldades com o sistema. Então, quer saber todos os detalhes sobre o eSocial Doméstico?

O Hora do Lar preparou este conteúdo com as melhores dicas para você. Continue conosco até o final e boa leitura.

esocial domestico
O eSocial Doméstico é uma plataforma do Governo Federal que unifica todas as informações trabalhistas dos empregadores e empregadas domésticas brasileiros, garantindo a conformidade legal de toda a relação trabalhista – Fonte: Freepik.

O que é o eSocial Doméstico?

O eSocial Doméstico, também chamado de Simples Doméstico, é a abreviação de Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas.

Criado em 2015 e instituído pela Lei das Domésticas (Lei Complementar 150), a plataforma do Governo Federal reúne e unifica as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias dos contratantes e empregadas.

Assim, o principal objetivo da plataforma é simplificar a rotina dos empregadores, reunindo todos os processos em um único sistema, com todos os tributos pagos por uma única guia.

Por isso, o empregador deve registrar todas as informações e eventos da relação tabalhista na plataforma. Desse modo, garante-se a legalidade do vínculo, o cumprimento da Lei Complementar 150 e o acesso aos direitos trabalhistas pela profissional.

Como fazer o cadastro do empregador no eSocial Doméstico?

O cadastro do empregador doméstico no eSocial ocorre a partir do primeiro acesso com os dados gov.br. Ao fazer login com estas credenciais, você automaticamente se cadastra como empregador.

Atenção: o acesso ao eSocial apenas é liberado para os empregadores com conta nível ouro ou prata do gov.br.

Como acessar o eSocial Doméstico?

Atualmente, existem 2 fomas de acessar o eSocial Doméstico:

  • Pela internet – a partir dos seus dados gov.br, no site https://login.esocial.gov.br/login.aspx.
  • Pelo aplicativo do eSocial Doméstico – disponível para Android e iOS, acessível pelo CPF e senha cadastrados.

Se você já conta com o Hora do Lar para te ajudar com todos os processos do eSocial Doméstico, não se preocupe. A nova forma de acesso por terceiros é permitida por meio da Procuração.

Como funciona a conta no portal gov.br?

O portal gov.br garante o seu acesso a uma série de plataformas do Governo Federal, como o ConecteSUS e a Carteira de Trabalho Digital. Trata-se de uma forma identificação pelo Governo para todos os serviços públicos que você solicitar nos meios digitais.

Então, para criar uma conta gov.br:

  1. Acesse o site ou baixe o aplicativo;
  2. No site, clique na opção “criar conta gov.br”;
  3. No aplicativo, selecione “entrar com gov.br”;
  4. Informe seu CPF;
  5. Siga as orientações finais para criar sua conta.

Aplicativo eSocial Doméstico

O empregador doméstico pode fazer o download do aplicativo do eSocial Doméstico em seus dispositivos móveis, como celular e tablet. Ele está disponível tanto para sistemas Android quanto para iOS desde 2020.

Com o aplicativo, você tem acesso ao gerenciamento da folha de pagamento a partir de qualquer dispositivo, além de outras funcionalidades da gestão. Para o login, basta usar as mesmas informações gov.br.

Mudança no acesso ao eSocial

Em dezembro de 2022, o eSocial Doméstico sofreu alterações, trazendo principalmente o fim do código de acesso. Agora, os empregadores podem fazer login no sistema a partir de seus dados gov.br — utilizado para as demais plataformas do Governo Federal.

Além disso, apenas os contratantes com nível ouro ou prata podem acessar o eSocial. Atenção: os níveis bronze ou usuários que já possuíam código de acesso não poderão mais acessar a plataforma, sendo necessário o upgrade da conta.

Vale lembrar que a mudança no acesso visa trazer mais segurança e unidade ao empregador. Afinal, você pode acessar diversos serviços oferecidos pelo Governo Federal por meio do gov.br, promovendo integração entre as diferentes plataformas.

Saiba todos os detalhes aqui: mudança no acesso do eSocial Doméstico.

Calendário da mudança do eSocial

  • De 12/12/2022 em diante: o login gov.br nível bronze não será aceito para os módulos web do eSocial. O login será feito exclusivamente por gov.br níveis ouro ou prata, ou por código de acesso e senha.
  • A partir de 19/12/2022: o login passa a ser pelos dados registrados no gov.br para níveis ouro e prata, apenas para informar admissões e/ou desligamentos. Além disso, o aplicativo eSocial Empregador Doméstico passa a exigi-los para todas as funcionalidades;
  • A partir de 13/02/2023: é necessário o login por gov.br ouro e prata para informar todos os eventos e processos trabalhistas (admissões, desligamentos, férias, afastamentos, alterações contratuais e cadastrais);
  • Desde abril de 2023: por fim, houve o encerramento definitivo do acesso por código, limitado a contas gov.br nível prata ou ouro.

Como aumentar o nível da minha conta gov.br?

São 3 níveis de conta previstos pelo Governo Federal:

  • Bronze;
  • Prata;
  • Ouro.

Contudo, apenas os níveis prata ou ouro podem acessar a plataforma. Por isso, caso sua conta não tenha o grau necessário, você pode tomar as seguintes atitudes para aumentar sua confiabilidade:

  • Nível prata:
    • Internet Banking;
    • Validação com biometria facial da CNH;
    • Validação de dados com usuário e senha do SIGEPE, caso seja servidor público federal.
  • Nível ouro:
    • Certificado Digital de Pessoa Física;
    • Validação com biometria facial da Justiça Eleitoral.

O que fazer quando o eSocial é acessado por terceiro?

A mudança no acesso individual, o acesso por terceiros também sofreu alterações. No emprego doméstico, é comum que os empregadores contem com contadores ou empresas e softwares especializados — como o Hora do Lar — para cuidar do registro de informações no eSocial Doméstico.

Então, basta que você ofereça a permissão para acessar seu eSocial Doméstico por meio de uma procuração em nome da empresa. Você pode acessar o cadastro e assinatura do documento de forma digital, através do Portal e-CAC.

Atenção: não ofereça os seus dados da conta gov.br aos terceiros, visto que as informações são a chave para acessar uma série de funcionalidades e plataformas do governo federal.

Como fazer uma procuração para acesso do eSocial

Se o empregador doméstico tiver um certificado digital, acesse o e-CAC e cadastre a procuração:

  1. Senhas e procurações;
  2. Cadastro, consulta e cancelamento – Procuração para e-CAC.

Contudo, se você não tiver o certificado digital, é preciso fazer a procuração a partir do formulário da Receita Federal, seja pelo empregador ou pelo contador:

  1. Preencha os dados do outorgante e do outorgado;
  2. Informe uma palavra-chave que será usada para consulta ou cancelamento da procuração;
  3. Registre a vigência do documento, sendo limite máximo de 5 anos;
  4. Selecione os serviços;
  5. Cadastre a procuração — nesta etapa, emite-se um documento com as informações registradas no formulário;
  6. A fins de conferir legalidade à procuração, o outorgante deve assinar e reconhecer firma em cartório.
esocial domestico
Depois de fazer login no eSocial Doméstico usando seus dados gov.br, o empregador pode realizar todos os processos e registrar todos os eventos da relação trabalhista — Foto: Freepik.

Deveres do empregador doméstico

  • Registrar a admissão, alterações contratuais e cadastrais, afastamentos, rescisão, férias e outros eventos referentes à relação trabalhista;
  • Preencher a carteira de trabalh da empregada;
  • Registrar o ponto diário da profissional;
  • Emitir e assinar os recibos de pagamentos da doméstica;
  • Oferecer uma via assinada da Guia DAE à profissional;
  • Garantir todos os direitos trabalhistas da empregada.

Direitos da empregada doméstica

Os principais direitos da empregada doméstica são:

  • Contrato de trabalho;
  • Registro em Carteira de Trabalho e no eSocial Doméstico;
  • Salário mínimo ou superior;
  • Jornada de trabalho fixa;
  • Horário de almoço (pausa intrajornada);
  • Descanso semanal remunerado (DSR);
  • Hora extra e adicional noturno remunerados;
  • Vale-transporte;
  • 13° Salário;
  • Férias;
  • INSS e FGTS;
  • Aviso prévio;
  • Benefícios e auxílios previdenciários. 

Leia também: Direitos da Empregada Doméstica: lista completa.

Processos no eSocial Doméstico

Uma vez com acesso ao sistema do eSocial Doméstico, o empregador pode realizar uma série de processos na plataforma e registrar diversos eventos trabalhistas, como:

Como registrar empregada doméstica no eSocial?

Ao admitir uma empregada doméstica, o empregador deve registrá-la no eSocial Doméstico:

  1. Com o login feito, acesse o menu “Trabalhadores”;
  2. Clique na opção para cadastrar uma nova profissional;
  3. Preencha os campos de registro com as informações acordadas em contrato;
  4. Salve o processo para que você possa avançar ou voltar nas etapas.

O registro da funcionária na plataforma faz parte do processo de contratação, sendo um dos direitos da empregada e deveres do empregador.

Confira a relação completa de documentos aqui: documentos para cadastrar empregada doméstica no eSocial.

Lançamento da folha de pagamento no eSocial Doméstico

Todos os meses, uma das responsabilidades do empregador é lançar as folhas de pagamento no sistema do eSocial. A partir disso, é possível especificar as horas extras, faltas e demais informações importantes.

Para isso, basta:

  • Acessar o menu “Folha/Recebimentos e Pagamentos” no lado superior da tela principal do eSocial;
  • Selecionar a competência desejada;
  • Preencher todos os campos;
  • Encerrar a folha.

Assim, o próximo passo é gerar a Guia DAE, que reúne todos os encargos referentes à prestação de serviços.

Guia DAE

A guia DAE é um dos principais documentos da relação trabalhista, já que nela constam todos os tributos relacionados à folha de pagamento do empregado doméstico.

A Lei das Domésticas, nome popular dado à Lei Complementar 150, os tributos previdenciários devem ser recolhidos em uma guia única, de responsabilidade do empregador doméstico.

O empregador deve emiti-la pelo eSocial Doméstico e pagar até o dia 07 de cada mês, em uma casa lotérica ou via PIX. Contudo, se o dia 07 for um feriado ou fim de semana, o recolhimento deve ser realizado no dia útil anterior.

Assim, os tributos da Guia DAE do eSocial são:

  • FGTS — 8% do salário do trabalhador;
  • INSS da doméstica — de 7,5% a 14%, a depender do salário;
  • Seguro contra acidentes de trabalho — 0,8% do salário;
  • INSS devido pelo empregador — 8% do salário;
  • Imposto de Renda Pessoa Física — se o trabalhador receber acima de R$ 1.903,98;
  • Reserva Indenizatória da perda de emprego — 3,2% do salário do trabalhador (depósito compulsório).

Então, saiba mais: Como Emitir a Guia DAE do eSocial Doméstico? Guia Completo!

Manual eSocial Doméstico: o que é?

O manual do eSocial Doméstico é um documento oferecido para os empregadores através do próprio site do eSocial. Assim, seu principal objetivo é facilitar o uso do sistema.

Quais os canais de atendimento do eSocial?

O eSocial possui alguns canais de atendimento através dos quais o empregador pode entrar em contato. Assim, você pode ligar para a Central de Atendimento pelo telefone 0800 730 0888, ou acessar o Portal do eSocial Doméstico.

FAQ – Dúvidas frequentes

Para te ajudar com todos os detalhes do eSocial Doméstico, o Hora do Lar respondeu às dúvidas frequentes dos contratantes:

Qual o prazo para cadastrar minha empregada doméstica no eSocial?

O registro da doméstica no sistema do eSocial deve ocorrer em até 24 horas anteriores ao início da prestação de serviços.

O recomendado é que o empregador cadastre a profissional na plataforma assim que a admitir formalmente.

É possível registrar empregada doméstica com data retroativa?

Sim, o empregador pode realizar o registro retroativo de sua empregada doméstica, caso não o tenha feito no tempo adequado. Afinal, se a profissional estiver prestando serviços de maneira irregular, o contratante fica sujeito a diversos riscos.

Neste cenário, o contratante deve recolher os encargos referente aos meses desde a data inserida na admissão retroativa, com a devida aplicação de juros e multas pelo atraso.

Então, para registrar a empregada com data retroativa, confira: Registro Retroativo da Doméstica.

É preciso emitir uma guia DAE para cada empregado registrado?

O empregador não precisa emitir uma guia para cada empregado cadastrado. Afinal, o sistema gera uma única guia, com os valores de todos os empregados cadastrados no nome do empregador.

Assim, desde maio de 2016 o empregador conta com um demonstrativo anexo ao recibo de cada empregado doméstico. Dessa maneira, individualiza-se apenas as respectivas rubricas e discrimina-se os valores de FGTS e tributos incluídos no DAE.

Você pode se interessar:

Qual a data de vencimento da Guia DAE?

A data de vencimento da Guia DAE é todo dia 07 seguinte à competência encerrada. Ou seja, o empregador doméstico deve pagar a Guia DAE até o dia 07 de cada mês.

Contudo, caso a data seja um domingo ou feriado, o contratante deve pagar o documento no último dia útil anterior.

E se a Guia DAE estiver atrasada?

Se o empregador doméstico atrasar o pagamento da Guia DAE, ele fica exposto a alguns riscos, visto que não cumpriu com as determinações legais e deixou de recolher os devidos tributos referentes à empregada.

Então, para emitir a Guia DAE em atraso:

  1. Vá para a aba “Folha/Recebimentos e pagamentos”;
  2. Selecione o mês e o ano da Guia atrasada;
  3. Nesta etapa, a Guia irá aparecer como “encerrada”. Clique em “Editar Guia”
  4. Selecione “Emitir Guia DAE”;
  5. O sistema liberará a nova guia com vencimento na mesma data da emissão em atraso, com multa e juros já calculados.

Saiba mais: Como Pagar eSocial Doméstico Atrasado.

E se eu pagar a Guia DAE duas vezes?

Se o empregador pagar a Guia DAE duas vezes, é possível solicitar a restituição do valor pelo site da Receita Federal, através de um formulário de Pedido de Restituição ou ressarcimento.

Você pode conferir todos os detalhes aqui: Guia DAE do eSocial paga Duas Vezes.

Ajuda especializada na gestão de sua empregada doméstica

Administrar os empregados domésticos não é uma tarefa fácil, ainda mais com diversos processos, obrigações e detalhes para lembrar. Em meio a tudo isso, é comum que o empregador sinta dificuldade em se encontrar no eSocial Doméstico, sobretudo em meio a tantas mudanças.

Há quase 10 anos, existe uma solução 100% integrada ao eSocial Doméstico: o Hora do Lar. Somos especialistas em gestão de empregados domésticos no Brasil, trazendo segurança e praticidade em todos os momentos e processos da relação trabalhista, desde a admissão até a rescisão.

Nosso objetivo é te ajudar a fazer uma gestão completa e livre de erros. Por isso, atualmente mais de 15.000 empregadores contam com o Hora do Lar em todas as etapas. Afinal, ao contratar nossa solução, você tem acesso a diversos benefícios como:

  • Integração total com o eSocial Doméstico;
  • Controle de ponto;
  • Geração de guias e comprovantes de pagamento automáticos;
  • Cálculos automáticos de férias, 13º, rescisão e adicionais.
  • Geração de informe de rendimentos;
  • Suporte especializado multicanal e muito mais.

Então, aproveite o período de teste e conheça a solução definitiva e inteligente para empregadores domésticos. Faça seu cadastro hoje.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 5

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.